terça-feira, 25 de agosto de 2009

Boas Dicas sobre o Alcool Gel e cuidados com as mãos



No site ‘Metamorfose Digital temos um artigo que nos ensina a fazer o álccol em gel que transcrevo abaixo e no final um vídeo explicativo :
Os ingredientes podem ser encontrados em qualquer fármacia ou drogaria de manipulação.

Ingredientes:
Para 1 litro de gel antibacterial

- 700ml de álcool a 96% (ou 1 litro de álcool a 70%)
- 300 ml de água
- 7.1/2 colherinhas de chá de carbopol
- 2.1/2 colherinhas de glicerina
- 2.1/2 colherinhas de trietanolamina

Se quiser que o gel tenha cor, precisa adicionar algumas poucas gotas de colorante vegetal.
Se deseja que o gel tenha aroma, pode agregar umas gotinhas de essência da sua escolha também encontradas em drogarias.

Instrumentos:
- Uma vasilha de vidro com capacidade de um litro
- Um coador de malha fina
- Um recipiente pequeno de vidro
- Um batedor de ovo
- Um recipiente de plástico

Preparo:
Coloque o coador sobre o recipiente pequeno e peneire o carbopol para desfazer os grumos. Utilize uma colher, se necessário, para pulverizá-lo por completo.
No recipiente grande, coloque a água e o álcool e acrescente o carbopol lentamente enquanto mistura fortemente com o batedor.
Quando o álcool e o carbopol estiverem bem misturados, acrescente a glicerina lentamente, misture suavemente e depois coloque a essência e o colorante se desejado.
Assegure-se de que tudo está bem misturado e acrescente pouco a pouco a trietanolamina, primeiro uma colherinha; mistura bem; depois outra colherinha e mistura, até que você obtenha a consistência desejada.
Se por algum motivo a mistura ficar muito pastosa, acrescente, pouco a pouco, mais álcool até obter novamente a consistência desejada.
Ao final guarde o produto no vasilhame escolhido e tampe bem para evitar a evaporação.
Este outro site também tem uma receita e explicação sobre a confecção caseira do álcool em gel :
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/05/como-fazer-detergente-liquido-domestico.html

O intuito deste artigo é levar ao conhecimento de outras pessoas como é produzido o álcool em gel.
As fórmulas apresentadas em qualquer meio de divulgação não estão diretamente vinculadas à indicação de negócio ou sugestão de possibilidade de ganho.
Além do que a empresa deve ter um profissional da Química como Responsável Técnico pela qualidade e segurança dos produtos, bem como, se necessário, obter licenças para aquisição de produtos químicos controlados, quando for necessário, dentre outros.
Lembramos que o álcool é inflamável, portanto, se resolver produzir o álcool em gel por livre e espontânea vontade, tenha cuidado na hora do preparo e mantenha o produto longe do alcance de crianças. É recomendado possuir noções básicas de química
Mas todo mundo que tá antenado sabe da necessidade de manter as mãozinhas super limpas, vai lá mais umas dicas:


Uso do álcool em gel nas mãos requer cuidados

"DICAS PARA USAR O ÁLCOOL GEL COM SEGURANÇA"

Quantidade do produto
- Não usar em grande quantidade para não ressecar a pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o equivalente ' a um grãozinho de ervilha' para as duas mãos é suficiente.
Número de aplicações
- Usar muitas vezes ao dia pode ressecar a pele, mesmo quando o produto tiver hidratante. O ideal é aplicar o álcool em gel quando as mãos estiverem sujas ou contaminadas - após espirrar ou assoar o nariz, por exemplo.
Lavar as mãos
- Sempre que possível, é aconselhável trocar o álcool em gel pelo sabonete, de preferência, de glicerina, que agride menos a pele.
Hidratação da pele
- Para evitar que a pele fique ressecada pelo uso do álcool em gel, é aconselhável aplicar creme para mãos de três a quatro vezes por dia.
Álcool para limpeza
A Sociedade Brasileira de Infectologia e a Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza, recomenda que o álcool para limpeza deve ser aplicado somente em utensílios e superfícies e para a limpeza das mãos de preferencia alcool 70% e que tenha registro no Ministério da Saúde. O álcool de supermercado deve ser usado somente para limpar superfícies e utensílios e não na mão. Embora o álcool gel não seja um produto inflamável, é importante seguir o modo de usar recomendado na rotulagem do produto",
Proteção O álcool em gel serve apenas para limpar a mão que já está suja, mas não protege a contaminação futura. A ação antisséptica do álcool é fugaz. Depois que o álcool evapora, a pessoa já está sujeita a nova contaminação. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, o álcool em gel é tão eficaz para limpar mãos quanto água com sabão. É tão eficaz quanto. A unica vantagem é de ser mais prático e rapido. Segue abaixo uma figura com oito passos para uma boa lavagem das mãos com agua sabão.

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade