sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra


Consciência - é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte.
A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente.(wikipedia)

Negros: De acordo com o PNAD de 2006, verificou-se que 6,9% da população brasileira se declara negra, enquanto 42,6% se declaram como "pardos"[2] (como os mulatos, caboclos e cafuzos - pessoas com ancestralidade mesclada entre africanos, europeus e indígenas, exceto os caboclos, cuja identidade não está ligada a ancestralidade africana). Devido ao alto grau de miscigenação da população brasileira, há pouca precisão em identificar quem realmente pode ser chamado de "negro", prevalecendo o critério da auto-declaração. Para fins políticos do Movimento Negro, entretanto, consideram-se "negros" todos aqueles que têm alguma ancestralidade africana, mesmo que sejam, também, descendentes de europeus ou de índios.

Faz um tempinho, o Papa considerou as atrocidades sofridas pelos judeus durante a 2ª Guerra e fez um pedido de perdão oficial ao povo Judeu, eu me pergunto quando ele vai pedir perdão por tudo que os negros sofreram e continuam sofrendo desde sempre. E isso não seria justo????
Meus tataravós chegaram ao Brasil a ferros num porão infecto, minha bisavó, que eu tive a honra de conhecer trazia marcas de correntes nos tornozelos, mas o senhor se encantou por ela e nasceu o meu avô e tem uma misturança incrível na minha família, graças a Deus, multiracial.
Eu nunca, em tempo algum, me senti inferior a nada nem a ninguém, mas vivi situações preconceituosas, que eu não dei a mínima pra elas, eu nunca permiti que as ignorâncias alheias me afetassem.
Mas algumas coisas me causam repulsa e indignação, os salários mais baixos a discriminação nas condições de trabalho, o ensino nas escolas públicas, que atinge igualmente todas as crianças, mas especialmente os negros, por que preconceito é um nojo, gente preconceituosa é o que há de pior, de mais mesquinho, de mais horrendo , pessoas que são tão inseguras e têm tanto medo de se perceberem diante de suas inferioridades que precisam atacar outras pessoas.
Isso é muito feio.
E aqui no Sul, a situação é pior, mas quer saber, na minha família tem gente de todas as cores e somos uma família linda.
Eu sempre digo que só acredito no amor quando ele for sinonimo de justiça, então acredito que um dia as pessoas não vão precisar mais instituir dias para lembrar os horrores do racismo, nem de qualquer tipo de minoria, ou qualquer tipo de discriminação, seja social, racial, sexual.
Um dia em que todos nós nos comportaremos como irmãos, nos respeitando, nos ajudando, por que há 2000 anos tivemos um bom professor judeu que disse: " AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO"
Não existe solução nem promessa de paz que consiga salvar a humanidade de si mesma, do sentido de separatividade, do egoísmo, do individualismo, somente a crença de que a Fraternidade é possível sim, que a Compaixão deve ser um exercício diário, que somente quando cuidarmos uns dos outros estaremos construindo um mundo melhor para nossos filhos e netos.
E que a vida é dádiva e que compartilhá-la de forma civilizada e respeitando os semelhantes esse Planeta vai florescer e seremos finalmente seres civilizados.
Paz e Bem,
Namastê!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post amiga!
A mudança sempre tem que começar em nós, pq ai temos forças para lutar.
Bjs.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

A forma como o mundo caminha nos mostra que há muito por fazer.
Somos todos parte da vida.
Vida dque não é branca, negra, amarela, parda...
O coração tem a mesma cor para todos, e deveria ser assim que os nossos olhos vissem cada ser humano
que caminha ao nosso lado, e nos torna com suas diferenças, seres melhores.

Uma semana de muita paz para ti.

Zininha disse...

Tudo começa no amor...
Fraternidade, igualdade e união entre os povos...
Mas antes temos que nos reforçar na fé...na crença de um ser superior...que nos ama acima de qualquer coisa...sejamos nós da cor, da raça, etnia que for...

Minha querida...uma semana linda, cheia de realizações... beijos...Namastê.

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade