quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sabedoria, Inteligência e Felicidade



"... No início dos anos 80, resolvi fazer uma frase de efeito, assiná-la, emoldurá-la e colocá-la no meu gabinete. (Eu era um gerente "multinacional" naquele tempo).

A frase era:

Sabedoria é inteligência aplicada à felicidade

Meses depois da frase estar exposta, viajei a Porto Alegre e encontro a minha frase escrita num belo cartaz sob o tampo da mesa de um gerente local, com meu nome e tudo. Depois do "trauma bajulatório" e após o dito gerente me convencer de que a frase era boa (o que não foi muito difícil), resolvemos, ele, eu e mais uns quatro amigos discuti-la num lugar apropriado: um bar. Sabedoria já estava definida pela frase. Após alguns litros de cerveja conseguimos boas definições para nteligência. Quando tentamos definir felicidade, seja pelo excesso de álcool, seja pelo próprio tema, não conseguimos grande coisa. Acho que surgiu algo como: A feliciade está no caminho, ou algo assim, meio zen.

Voltei para o hotel onde estava hospedado e, na manhã seguinte, enquanto esperava o táxi para me levar ao aeroporto, olhei casualmente para um muro em frente ao hotel e lá estava escrito (posso jurar que não estava escrito à noite quando saí para a libação filosófica):

" A felicidade não é uma estação de chegada.
A felicidade não está no caminho, em nenhum caminho.
A felicidade é um modo de caminhar."

De uma maneira que eu nunca poderia esperar, aquela frase que, seguramente, não foi escrita por nenhum dos participantes daquela noite, fez com que eu começasse a questionar meu sistema de crenças e valores e desse um novo rumo à minha vida.

Dez anos depois sou apresentado ao Eneagrama. Que não é uma estação de chegada nem um caminho, e pode nem conseguir com que eu caminhe, mas o Eneagrama vem me ensinando um modo de caminhar.

Texto de Nelson Mariz de Lyra
do livro Um Elefante no Escuro

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade