segunda-feira, 17 de maio de 2010

Eckhart fala sobre Ego versus "eu sou"







Sentamos para conversar com Eckhart, uma tarde e perguntou-lhe esta pergunta: Como você sabe se um sentimento que você tem é proveniente de seu Ego, ou a partir de uma fonte mais profunda?

Eckhart Tolle: Às vezes não é tão fácil de dizer. Um critério que você pode usar é a de saber se há alguma negatividade envolvida, raiva, ressentimento, irritação, então o ego está presente lá. Se não houver nenhuma negatividade, mas existe um campo subjacente de paz , então surge a partir de um lugar mais profundo que não é o Ego. Por exemplo, você pode estar em uma situação, e você pode sentir que, de repente a coisa certa a fazer é deixar a situação - se é um relacionamento, ou um lugar, ou um trabalho, seja ele qual for - você pode direcionar a atenção para a sensação de ver onde ele está vindo. Existe alguma reação, ou raiva, na parte essencial desse sentimento? Ou há apenas um conhecimento profundo que este é o que você tem fazer, e você faz isso? Há uma paz que vem com isso.

Paz pode certamente dizer que você agir. É um campo de energia muito diferente da qual esta energia flui de "ação" reativa, que é sempre associado Ego. Você precisa de uma certa quantidade de presença para saber se existe negatividade dentro de você, a qualquer determinado tempo, ou se o sentimento que surge vem de um profundo conhecimento de que "Isto é o que eu tenho que fazer".

A negatividade é a chave, sabendo ou não que está presente em você. Você precisa estar presente para saber se ele está lá ou não. Se você está identificado com a negatividade, então você não vai sequer saber que existe negatividade. Ao Ego , um sentimento negativo é uma coisa boa. O ego gosta de estar com raiva. Ela se fortalece com isso. Se não há absolutamente nenhuma consciência, então você nem vai saber que você está em um estado negativo. E depois há nada que você possa fazer, você precisa acordar primeiro para que você possa ver "O Estado sou eu na direita agora?" Então o Ego não pode mesmo reconhecer-se.

Para o ego ser reconhecido, a consciência deve ter despertado. Então você pode observar a si mesmo. A testemunha, observando a presença precisa estar lá.

Uma vez que está lá, você pode reconhecer a negatividade, e então você saberá que é o Ego. Então o Ego não é mais totalmente dominando você, e você não necessariamente têm de agir sobre ele. Você pode então ter um sentimento de raiva sem agindo sobre ele, e simplesmente permitir que o sentimento de estar lá, e observá-lo, como ele surge, e como ele passa longe.

Você não tem que obedecer o que lhe diz para fazer, você não tem que seguir cada pensamento que surge desse sentimento. Vigilância é necessária para que você saiba onde o sentimento vem. É gerada por um pensamento sua cabeça? Então é Ego. Essa é uma dica útil pequena, é um sentimento que é gerado por uma história que eu estou dizendo a mim mesmo sobre a minha vida, sobre outras pessoas, sobre uma situação? Ou é uma compreensão mais profunda do que é necessário em uma situação? O que quer que seja, o fator chave é a presença de testemunhas dentro de você. A presença testemunhando é a única coisa da qual o Ego pode ser reconhecido.

uma mensagem de Eckhart Tolle
Segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fonte:
http://www.eckharttolle.com/

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade