quinta-feira, 13 de maio de 2010

O que falta para QUASE todos nós




Na última década, pesquisadores de importantes universidades americanas concluíram que nos EEUU, de cada três americanos dois sofrem de baixa auto-estima. E mais. Aqueles pesquisadores descobriram que sempre que a auto-estima de uma pessoa é baixa, ela perde a sua capacidade de planejar, sonhar, estabelecer objetivos, ter entusiasmo, agir, ir à luta e vencer. Aqui no Brasil, uma pesquisa feita em 1999, em quatro estados, mostrou que de cada cinco brasileiros, quatro tinham auto-estima negativa. Esses mesmos psicólogos descobriram que a energia que uma pessoa com baixa auto-estima transmite é muito negativa, mesmo que essa pessoa esteja conscientemente pensando de forma positiva.

Você já imaginou o que isso representa para pessoas que lidam com outras todo o tempo? Que impacto irão causar em seus clientes, os vendedores ou lojistas com auto-estima em baixa? E os professores nos seus alunos? Como serão educados os filhos de pais com baixa auto-estima? De que forma supervisores e gerentes que tenham baixa auto-estima lidam com os funcionários e o público?

É comum as pessoas pensarem que auto-estima é gostar de si mesmo. Na verdade é muito mais do que isso. Auto-estima também não depende de ter dinheiro, automóveis, posição social, viver rodeado de amigos ou ser amado(a) ou não. É uma conquista espiritual que geralmente nós fazemos ou não durante a infância, dependendo de como fomos tratados por nossos pais. A boa notícia é que se nossa auto-estima é baixa, não importa em que fase da vida, nós temos condições de levantá-la. Para tornar nossa auto-estima positiva, é preciso ganhar dois sentimentos essenciais: Auto-Respeito, isto é, o sentimento de valor pessoal, e Autoconfiança, que é o sentimento de competência pessoal.

Se eu lhe disser: “esse seu cabelo verde é horrível”, isso vai baixar a sua auto-estima? Provavelmente não, pois você sabe que não tem cabelo verde. Não vai significar nada para você. Agora se eu falar “esse seu corte de cabelo deixa você muito feio(a)”. Isso vai baixar a sua auto-estima? Depende. O que baixa ou levanta a nossa auto-estima não é o que nos fazem ou dizem a nosso respeito, mas o que “nós dizemos para nós mesmos, depois que o outro parou de falar”. É a conversa silenciosa que se passa na nossa cabeça.

Pessoas com auto-estima elevada sentem-se amadas e capazes. Vêem porque as coisas podem dar certo e não porque não podem, encaram os desafios e solucionam os problemas em vez de culpar os outros. Aprendem com o fracasso e tentam novamente em vez de desistir.

Por Wilson Meiler em
http://www.evoluindo.org

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade