segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Falta de Perdão e o Excesso de Controle



Perdão é uma palavra que quando pensada ou pronunciada logo é remetida a um estado humanitário ou algo superior a consciência humana, ou seja, está associado ao esquecimento completo e absoluto das ofensas, mas que venha do coração sincero, generoso e que não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação.
Porém, o que gravita dentro de cada pessoa é sentir-se humilhado diante de alguém que fez algum mal ou lhe traiu. Normalmente uma vítima que foi prejudicada e que ainda assim, precisa perdoar ou se redimir diante da situação em que se ofendeu.
Pois é, perdoar é compreender e às vezes até aceitar um erro. Difícil não é? Difícil porque a maioria dos indivíduos são orgulhosos. Afinal de contas, quem é que dá a outra face para "bater" diante de tantas e tantas vezes que se sentiu injustiçado?
Vejo pessoas que dizem ter perdoado alguém que lhe magoou, mas ao mesmo tempo querem distância da mesma. Na verdade apenas decidem que não querem mais se incomodar com esses desafetos. Só que o fato de querer simplesmente se afastar da pessoa ou situação está muito longe do perdão.
A verdadeira libertação está na cura das emoções que são afloradas diante das situações em que é necessário perdão. O que importa nesses momentos é a busca pela evolução e o crescimento espiritual, ou seja, o que preciso aprender diante de tudo isso?
Para você ver como todos nós estamos distantes do verdadeiro perdão, vou exemplificar algo prático, pois o perdão também está ligado ao excesso de controle, você sabia? As pessoas controlam suas vidas o tempo inteiro!
Cumprir horário é controle, programar rigidamente a agenda ou os afazeres é controle, comandar pessoas é controle, reclamar e criticar é controle, enfim, se listasse todas as formas em que as situações são controladas, daria para escrever páginas e páginas para lhe provar o quanto se faz isso com as coisas mais simples.
O que acontece é que quase sempre o que você programa não acontece da forma programada. E aí, você consegue perdoar algo assim? Principalmente quando o dia já começa naquele atropelo?
Eu ainda não! Fico indignada quando algo não dá certo como planejei... Ainda mais quando já estava tudo programado!
Diante disso há sofrimento, punição e culpa. Sem falar em na mania que temos em achar o erro (o que se faz quando alguém lhe trai também), pois a situação em que você está no momento saiu do seu controle.
Quando você se sentir assim, proponho que faça duas coisas básicas para sair do controle e para se perdoar ou começar a alimentar o sentimento verdadeiro e pleno que o perdão proporciona. E quem sabe levando tudo isso para a prática diária, nós todos um dia, possamos aprender novamente o que é o perdão... Porque o perdão é uma maneira muito eficiente para curar esses sentimentos e emoções negativas.
Primeiro, esteja sempre pronto para os mistérios que a vida lhe apresenta. Abra-se para o novo. Aposto que muitas vezes, aquilo que "deu errado" no final das contas, deu mais certo do que como você estava programando. Então, ficar se martirizando e sofrendo para achar a culpa adiantará ou resolverá? Claro que não, saia disso! Acredite que nada acontece por acaso, quando se está alinhado com bons propósitos!
Segundo, dê risada e faça imediatamente algo que lhe dê prazer e o faça sair dessa vibração e quando pensar no assunto o verá com outros olhos.
Se você é um desses que quando a programação sai do seu controle, relaxe e aproveite para proporcionar a você mesmo um momento de lazer, mesmo que não seja algo dos seus sonhos. Saia e veja a situação de fora e verá que o que precisa para resolver estará bem diante dos seus olhos!
Experimente e me escreva para contar as situações embaraçosas em que se meteu e que depois se tornaram engraçadas...
E acredite que o perdão não é apenas algo vivenciado por pessoas de consciência muito elevada, é uma conquista e é uma arte que todos temos que colocar à prova!

Cátia Bazzan - Terapeuta Holística, Mestre Reiki. Especialista em Fitoenergética®

Fonte:http://sulanjoss.ning.com

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade