terça-feira, 24 de agosto de 2010

Parque Estadual de Itapuã






Localizado a 57 km da capital, o Parque de Itapuã, protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do lago Guaíba e da laguna dos Patos.

Nas suas formações vegetais, ocorrem mais de 300 espécies, destacando-se a figueira, a corticeira-do-banhado, o jerivá, o butiazeiro, além de orquídeas, cactos e bromélias.
A Lagoa Negra, com 1750 hectares, é o ponto de parada de aves migratórias, como o trinta-réis e batuíras.

"O Parque Estadual de Itapuã foi criado em 1973 e fechado 18 anos depois, sendo reaberto apenas em abril de 2002. A área de 5,5 mil hectares, onde está localizado o parque foi palco de combates durante a Revolução Farroupilha. Na tentativa de impedir a passagem de navios imperiais vindos do Rio de Janeiro, os farrapos construíram fortes nos morros chamados de Itapuã e de Fortaleza. Em 1836, 32 soldados farrapos morreram no Morro da Fortaleza, vítimas de um ataque imperial. Duas embarcações farroupilhas também estão afundas perto da Praia das Pombas."
Texto publicado em Zero Hora 29/04/2003



Praias abertas para visitação: das Pombas, da Pedreira, Praia de Fora e Trilha da Fortaleza.

Trilha da Onça
Trilha fácil, saída da Praia das Pombas.
* É necessário agendar a trilha com os guias locais.

Trilha do Araça - visitação pela manhã

Trilha fácil: saída da Praia da Pedreira, percorrendo-se 1.800 metros ida e volta (em torno 1h30m). A trilha passa em meio a mata nativa e de uma antiga pedreira e acaba na pequena praia do Araça, bastante suja*.
O Parque abriga espécies em extinção, como o bugio-ruivo e a lontra. Se o visitante fizer silêncio e tiver muita sorte, poderá avistá-los.
O parque é também o lar de 30 tipos de répteis (entre eles, jacarés-do-papo-amarelo) e 40 tipos de anfíbios (rãs e sapos).

* É necessário agendar a trilha com os guias locais na ponta esquerda da Praia da Pedreira. Os grupos têm, no máximo 10 pessoas; sendo que é permitida a visita de 60 pessoas por dia.

Trilha da Visão - oferece as melhores vistas de Itapuã, mas somente é feita em ocasiões especiais, para grupos pré-marcados com a direção do parque ou pelas agencias de turismo. A trilha pode ser percorrida por pessoas acima de 15 anos. Atende até dois grupos de 15 pessoas por dia e necessita de agendamento pelo fone (51) 3494.8082.

Praia de Fora
Parte do balneário de 16 quilometros de extesão. Localiza-se a 6 quilômetros da entrada principal do parque, e seu acesso se dá por estrada pavimentada. O local já possui toda a infra-estrutura para um bom banho na Lagoa do Patos e piquenique com sombra, churrasqueiras, bancos de concreto, banheiros, chuveiro.

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade