terça-feira, 28 de julho de 2009

MUDAR DENTRO....PARA MUDAR FORA! O QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER DIFERENTE EM SUA VIDA???


Quantas vezes nos pegamos desejando que as coisas fossem diferentes em nossa vida ... Mergulhados naquela sensação de descontentamento, insatisfação...
... algumas vezes com idéias alternativas sobre como seria melhor, outras vezes não fazendo a mínima idéia de como as coisas deveriam estar para nos sentirmos mais felizes!
Olhamos para fora e identificamos o que deveria ser diferente: o chefe deveria ser menos estressado, o colega de trabalho deveria ser mais cooperativo, o marido deveria ser mais amoroso e atencioso, a esposa deveria ser mais tranqüila, o cachorro deveria latir menos, o professor deveria fazer provas menos complicadas, o governo deveria executar mais o que prometeu, o vizinho deveria fazer menos barulho, os filhos deveriam ser mais estudiosos, o pai deveria ser mais presente, a mãe deveria nos dar mais atenção, o mundo deveria... Uma sucessão de "DEVERIA"s...
O interessante é que não fazem parte dessa lista os "deveria-reflexivos" - aqueles que têm a vem com a gente mesmo: EU deveria...
Parece mais fácil pensar nas mudanças que os outros deveriam fazer para sermos mais felizes.
Mas, isto é uma grande cilada:
- quando eu penso e digo que só serei feliz quando o outro fizer diferente, me coloco nas mãos dele, isto é, passo a ser dependente das ações do outro para que aconteça o que é importante para mim.
- os outros podem, ou não, fazer o que em minha opinião "deveria ser feito", pelo simples fato de que a vida é deles - a escolha de como, ou o que fazer, é deles! E eu então permaneço preso, vinculado às escolhas dos outros...
O mais complicado nisso tudo é que, enquanto eu olho para as outras pessoas e situações de fora, e me dedico de corpo e alma a identificar brilhantemente "os deverias" para os outros, na verdade, eu estou deixando de lado as minhas necessidades de mudança...
E quando me descuido e eu olho de relance para minha vida,e vejo que as coisas não estão como eu gostaria... corro e fujo novamente para olhar as coisas dos outros...
Essa forma de posicionamento na vida não é nada mais nada menos do que uma tentativa disfarçada de FUGIR das minhas próprias mudanças! O que EU preciso mudar?
Tentativa frustrante, porque na verdade isto não é possível: você só pode mudar sua própria vida! Por mais que se iluda com a tentativa de controlar os outros e as situações, isto não está a sua disposição! A vida do outro é do outro, as escolhas do outro são do outro; até mesmo os erros do outro são do outro.
Mas existem algumas coisas que fazem uma grande diferença - coisas que precisam acontecer olhando agora para dentro de você:
- as pessoas que estão em sua vida não estão aí por acaso
- elas tem coisas pra te ensinar, e você pode aprender com elas (se quiser mudar sua vida). Por exemplo, aquele chefe estressado pode te ensinar como lidar com a SUA CALMA - já que a presença dele está aí provocando o estresse que existe em você! ( ou você não tinha percebido que também há "uma ponta de estressado" em você? )
- as situações de que você não gosta em sua vida também surgiram para que você olhasse para elas e mudasse alguma coisa em você: o emprego de que não gosta ou a falta de emprego mostram - se você quiser ver - que talvez você precise reavaliar sua atividade: mudando de colocação, ou mudando a forma como faz as coisas no seu trabalho, ou buscando atualização em sua área.
Nada acontece por acaso.
De modo geral acontecem para o bem! Existe algo importante para aprender nas dificuldades que vivemos.
Quando olhamos para as dificuldades, nos dispomos a aprender e colocamos em ação a mudança, surge internamente uma sensação de leveza e força - estamos no caminho certo, em direção ao nosso crescimento, à superação dos obstáculos que se apresentam.
E assim, com certeza, saímos da posição de vítima, que sofre com o que acontece, ou o que deixa de acontecer; sofre com o que pensa, com o que sente, com o que faz e o que não faz; sofre com o que os outros fazem, dizem, pensam... SOFRE!
Quando você deixa de lado a Vítima sofredora, abre espaço para o GUERREIRO que existe em você:
- aquela sua parte - talvez adormecida - que olha para as dificuldades, avalia a ação adequada e vai em busca de uma nova possibilidade.
- aquela sua parte disposta a cuidar de sua própria vida, e assumir a responsabilidade por seus resultados, sabendo que a vida e a história dos outros não pertencem a você.
O Guerreiro em você sabe que você pode sim interferir em sua vida e mudar o que quer ver diferente. Para isso só precisa deixar de olhar para fora e passar a olhar para dentro!
"Deveria" - não faz parte da fala do Guerreiro, porque ele sabe que deveria significa algo que não existe, longe de ser conseguido...
O Guerreiro fala das coisas que ele pode, quer, acredita... E isto certamente vai trazer resultados muito diferentes...

- Denise Constantino
Publicado por Ana Lúcia Araújo de Castro em NOSSA LUZ INTERIOR
http://portaldosanjos.ning.com/group/nossaluzinterior/forum/topic/show

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade