segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A hora é a hora, nem antes da hora, nem depois da hora


Será que esta é a história da resposta que nunca foi dada por que a pergunta nunca foi feita? Eu o (a) desafio a se perguntar. Daqui há cinco ou dez anos, você com certeza chegará. A pergunta é: ONDE?
Em sã consciência, ninguém quer enganar a si mesmo. Mas com relação ao nosso caminho para o futuro, inconscientemente acabamos nos enganando, fazendo de conta que está bom do jeito que está, ou que vai melhorar. É o famoso Pensamento Mágico, ou seja, fica em nossa imaginação uma fantasia de que chegaremos lá… apenas chegaremos lá. Em outras palavras, fechamos os olhos para a realidade e deixamos como está para ver como fica.
Como exemplo, enquanto não chegamos aos quarenta anos de idade, parece que nunca vai acabar. Nem o tempo, nem o dinheiro, nem a saúde, nem a energia e a capacidade de produzir. Seremos jovens sempre, teremos vigor pela eternidade afora, não seremos afetados pelos desafios da vida, e por conseqüência não temos de nos preocupar com nada. Porém o tempo passa para todos e a colheita vai ser de acordo com o que semeamos e como cultivamos o solo. O verão passa e chega o outono, e quando a colheita parece não ser o que queríamos, ou entramos num patético estado de não aceitação e persistente reclamação, ou (e) caímos em desespero.
Nesse momento aprendemos que chegou o dia de não mais nos enganarmos. Descobrimos que o método de fazer figa para dar certo, ou ficar pensando positivo não está nos trazendo aquilo que gostaríamos e que temos de corrigir a rota para o mapa do tesouro. Sabemos que temos de corrigir alguma coisa, mas não sabemos bem o que.
As correções não são tão difíceis, mas exigem disciplina. Algumas vezes acreditamos que estamos fazendo apenas 10% e ainda restam outros 90% nos separando da fortuna, do sucesso, da fama, ou no mínimo, de uma situação que queremos que aconteça em nossa vida. O auto-engano está justamente nesses dois pontos. Na maioria das vezes, estamos fazendo muito mais do que os 10%, e quem sabe tudo o que necessitamos é apenas um extra 5% ou 10% de mudança de atitude, de crescimento intelectual, de ação pró-ativa. A outra coisa é fazermos o que tem de ser feito no momento certo.
Existe um conceito militar de momento certo transformado em ditado, com relação às decisões e ações, onde se diz: A hora é a hora. Antes da hora não é a hora, depois da hora já não é mais a hora.
Um refinamento na maneira de pensar, de enxergar coisas que estão bem ali aos nossos olhos e não vemos, quem sabe um refinamento na disciplina de encarar a vida, planejar, agir, corrigir velhos hábitos. Meu comentário para você neste momento é: A hora para os próximos cinco ou dez anos, é agora. Nem antes da hora, nem depois da hora. A hora para rever os hábitos e atuar com disciplina é agora. A hora de adotar a auto ajuda e acabar com o auto engano é agora. Tudo o que não queremos ou não devemos, é Esperar sem agir e Desejar sem fazer. Faça apenas algumas pequenas mudanças em sua disciplina diariamente, e antes que você se dê conta estará trilhando a estrada por onde andam os seus desejos e esperanças. Planejamento rápido, senão vira lucubração sem os efeitos positivos desta, somado a FOCO e ação, só isso. Mas planejamento com visão, foco correto e ação enérgica, na hora, nem antes da hora e muito menos depois da hora. Saber escolher, decidir e agir no momento certo é um privilégio de poucos.

Por que não você? Por que não agora? Ao seu sucesso!

Wilson Meiler

Um comentário:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

O seu blog é lindo, mágico, fascinante. Venho aqui algumas vezes e sempre me surpreendo. Parabéns. Passe lá no meu cantinho. Vai me dar muito prazer.
Abraços.

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade