domingo, 6 de setembro de 2009

A Filosofia da Baleia e o Hábito da Celebração


Você conhece ou já ouviu falar daqueles sea aquariums que são comuns nos Estados Unidos? A fim de tornar os shows mais impressionantes, eles costumam encerrar com uma imensa baleia saltando sobre uma corda na piscina suspensa bem acima do nível da água. Quando a baleia cai após o salto, o pessoal sentado pelo menos nas primeiras dez fileiras de bancos toma um banho com a água que espirra pelo deslocamento pelo peso da baleia. É uma sensação impressionante e a grande pergunta que todo mundo sai fazendo é : como é que eles ensinam aquilo para a baleia?


É o mesmo método que a mente usa para desenvolver novos hábitos positivos em nossa vida. Chama-se CELEBRAÇÃO e funciona assim: quando a baleia é capturada ela não sabe nada acerca de saltar sobre cordas em piscinas. Assim, quando os treinadores começam o treino, eles estendem uma corda no fundo da piscina. Cada vez que a baleia nada por sobre a corda, ela recebe um petisco saboroso e um agrado na cabeça (celebração). Então os treinadores estendem a corda um pouco mais alta. Se a baleia passar por baixo não recebe nem agrado nem petisco saboroso. Se ela nadar por sobre a corda que foi elevada, ela recebe de novo o petisco e o agrado (mais celebração).
Chega um momento em que a baleia, esperando a celebração, só nadará por sobre a corda. Aí a corda vai sendo suspensa cada vez mais e mais, até que chega o grande momento e ela é esticada suspensa fora da água. A esta altura a baleia já incorporou o hábito de saltar por sobre a corda, pois sabe que será recompensada com o petisco e o agrado.

Nós não somos baleias, mas a nossa mente funciona mais ou menos da mesma forma. Recebe agrado e petisco (recompensa), irá influenciar para incorporar um hábito novo. Não recebe agrado nem petisco (punição), irá influenciar para quebrar um hábito negativo. À medida que vamos celebrando, em dado momento, nossa mente subconsciente nos fará saltar por sobre a corda.

A fim de que nossa mente subconsciente adquira novos hábitos positivos e esqueça dos hábitos antigos, muitas vezes não tão salutares que lá estão arraigados, temos de aplicar a filosofia da baleia e começar esticando a corda no fundo da piscina. Comece com um ou dois hábitos que não sejam tão difíceis de incorporar. Cada vez que você fizer correto (passar por cima da corda), dê uma paparicada em si mesmo(a) para celebrar. Não necessita ser nada caro nem muito difícil. A celebração depende da dificuldade do objetivo atingido. Quando aquilo que conseguiu atingir for muito importante (por exemplo parar de fumar), você poderá convidar uma pessoa especial para um jantar num restaurante chique, ou até comprar um presente para si mesmo(a), você é quem determina.



Outra celebração interessante para ser feita sozinho(a), que tem um efeito muito forte a médio e longo prazo é, antes de dormir, dar uma parada defronte ao espelho e celebrar consigo mesmo(a) por ter adquirido um hábito qualquer que seja importante. Olhe diretamente em seus olhos refletidos no espelho e diga quanto está orgulhoso(a) de si mesmo(a) por ter conseguido aquele resultado. Isso deve ser feito todas as noites e é um dos instrumentos mais efetivos para conseguir repetir feitos cada vez mais parecidos com aqueles do objetivo atingido. Isso se aplica também para resultados atingidos em todas as áreas de nossa vida. Sempre que atingimos um objetivo ou realizamos algum feito importante, devemos celebrar, comemorar, para mostrar à nossa mente que devemos sempre agir daquela maneira para novas recompensas.
No momento em que começarmos a pular por sobre as cordas das piscinas da vida, nossa auto-estima se elevará, nossos objetivos se tornarão cada vez mais atingíveis e os resultados começarão a aparecer sempre em nossa vida.

Wilson Me
Fonte:http://www.evoluindo.org

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade