segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A PRÁTICA DE DEIXAR IR !



Se há coisas que te fazem sofrer, você tem que saber como deixá-las ir.

Felicidade pode ser obtida soltando, deixando ir, inclusive deixando ir suas ideias sobre felicidade. Você imagina que certas condições são necessárias para sua felicidade, mas olhando profundamente, se revelará para você que essas noções são exatamente as coisas que ficam no caminho da felicidade e te fazem sofrer.
Um dia, o Buda estava sentado na floresta com alguns monges. Eles tinham acabado de almoçar e já iam começar um compartilhamento sobre o Dharma quando um fazendeiro se aproximou deles. O fazendeiro disse: “Veneráveis monges, vocês viram minhas vacas por aqui? E tenho dezenas de vacas e elas fugiram. Além disso, eu tenho cinco acres de plantação de gergelim e este ano os insetos comeram tudo. Eu acho que vou me matar. Eu não posso continuar a viver assim”.
O Buda sentiu forte compaixão pelo fazendeiro. Ele disse: “Meu amigo, me desculpe, não vimos suas vacas vindo nessa direção”. Quando o fazendeiro se foi, o Buda se voltou para seus monges e disse: “Meus amigos, sabem por que vocês são felizes? Porque vocês não têm vacas para perder”.
Eu gostaria de dizer a mesma coisa para vocês. Meus amigos, se vocês têm vacas, tem que identificá-las. Vocês pensam que elas são essenciais para sua felicidade, mas se vocês praticarem olhar em profundidade, entenderão que são essas mesmas vacas que trazem sua infelicidade. O segredo da felicidade é ser capaz de deixar ir suas vacas, soltá-las. Vocês deveriam chamar suas vacas por seus verdadeiros nomes.
Eu garanto que quando vocês deixarem suas vacas irem embora, vocês experimentarão felicidade porque quanto mais liberdade vocês têm, mais felicidade terão. O Buda nos ensinou que alegria e prazer são baseados na desistência, em deixar ir. “Eu estou deixando ir” é uma prática poderosa. Você é capaz de deixar as coisas irem? Se não for, seu sofrimento continuará.
Você deve ter a coragem de praticar o “deixar ir”, soltar. Você precisa desenvolver um novo hábito – o hábito de concretizar a liberdade. Você precisa identificar suas vacas. Você precisa considerá-las como um vínculo com a escravidão. Você precisa aprender como o Buda e seus monges fizeram, a libertar suas vacas. É a energia da plena atenção que te ajuda a identificar suas vacas e chamá-las por seus verdadeiros nomes.
Thich Nhat Hanh

Fonte:http://padmashanti.blogspot.com
Colaboração:Publicado por Selma* em http://telepatas.ning.com

Nenhum comentário:

LS

Free Pics Free Image Hosting Fantasy Pics

CÓDIGOS PARA MEDITAÇÃO

qualidade